Modelo de GPS recomendado para iniciantes em navegação em montanhismo

GPS Portátil Garmin eTrex 32x

156297-800-auto
Esse é o modelo que utilizo para navegar em trilhas e travessias há alguns anos. É indicado para iniciantes na prática de navegação por GPS por ser de fácil utilização e possuir os recursos básicos necessários para amadores.

O caminho para a navegação terrestre é longo e permanente (a cada atividade aprendemos algum recurso novo ou uma experiência singular). Requer dedicação, estudo e muita prática de campo.

3 curtidas

Ótimo tópico.

Esse é um bom equipamento da marca, talvez o mais robusto. Pessoalmente eu não gosto da Garmin, acho que eles tem um ótimo firmware em hardwares que não valem metade do preço em dólar. Tenho uma caixa com muitos Garmin defeituosos, de relógios Forerunner para correr na rua à Fenix para montanha. O Fenix que a gente corre 30km e ele marca 50km, e a Garmin ficou 1 mês com ele e não resolveu e devolveu com o mesmo problema sem dizer absolutamente nada a respeito.

Sem falar de ciclocomputadores que entram água, quebram botões e outros problemas. Sem falar que o atendimento pós venda deles, quando tinha uma subsidiária no Brasil era a coisa mais horrível do mundo, bastava fazer uma pesquisa sobre suporte pós venda Garmin no google e se questionava se gastava mesmo com eles. Imagina depois que a marca deu uma banana para o Brasil e fechou a subsidiária deixando a distribuição e o pós vendas nas mãos da Proparts.

Eu tenho até uma Garmin Virb Elite nessa caixa. Essa eu usei bastante até com os botões detonados. Na época a estabilização dela dava de 1000 a zero na gopro. Firmware/software muito bons em um hardware bem meia boca. Apesar de ser a prova d’água enquanto as Gopro ainda precisavam da medonha caixa estaque. O vídeo abaixo começa no momento certo, rs.

São equipamentos muito caros para o que duram. O foco da empresa claramente são equipamentos náuticos e de aviação.

Mas como disse, essa linha eTrex é a que me parece mais robusta das linhas de GPS de mão. Hoje talvez fosse ser a minha opção, já que praticamente não temos alternativas à marca.

Desci o pau na Garmin, né, ahahahahah

oregon 700 e yaesu ft 65

Para vocês terem uma ideia, esse equipamento de 5 paus começou a aparecer manchas pretas na tela com 13 meses de uso. Pra você ver, 13 meses. Do nada.

tela preta garmin oregon

A Garmin queria quase 2000 pilas para trocar a tela. Dei um jeito por 840.

Claro que vai aparecer gente para dizer que tem isso ou aquilo da marca há não sei quantos anos e nunca teve problema, tudo bem, eu gosto de carro Fiat e nunca tive problema apesar de ter tido vários. Mas fiat é fiat, né, ahahahah

Enfim. Tudo isso para alertá-los sobre os equipamentos da marca. Se forem arriscar, olhem para a linha eTrex.

O que eu não faço em trilhas e travessias médias e longas em locais remotos é confiar no celular.

É isso aí, abração pra todos. Saúde e paz!! Sucesso!!!

3 curtidas

Boas
Garmin eTrex 30x é o que uso, nunca me perdi muito :slight_smile:
Para o preço revelou-se excelente!
Desaconselho modelos touch screen são difíceis de operar com luvas

Gomes CT1HIX

3 curtidas

Realmente, a Garmin é quase um monopólio no mundo inteiro, havendo poucas alternativas à marca.

O meu primeiro GPS foi um Etrex 30. Ele durou aos menos uns 8 anos até que eu provavelmente queimei a saída do aparelho utilizando um cabo USB inadequado. Enviei esse Etrex 30 antigo para a autorizada em SP e eles condenaram definitivamente o dispositivo. porém me ofereceram esse Etrex 32x com um desconto de quase R$ 1 mil na troca. Para mim, valeu a pena.

Antes de eu queimar a porta do aparelho, ele havia sido bastante judiado. Emprestei o Etrex 30 para um amigo montanhista que, durante a trilha, escorregou em um trecho molhado e bateu com a mão segurando o GPS em uma pedra. Deus uma boa lascada na carcaça lateral do aparelho e no visor, porém se mantiveram intactos somente com marcas de ranhuras.

Em outra oportunidade, perdi o GPS em um estacionamento. O aparelho ficou encoberto de lama e pegando chuva durante uns 3 dias até que um amigo vasculhando o estacionamento encontrou o GPS. Limpei o aparelho, passei um secador, recoloquei as pilhas, liguei o GPS e tudo normal.

Atualmente, penso em adquirir o Montana 750i.

3 curtidas

Nunca me perdi muito foi boa! :laughing:

Não há quem não tenha se perdido na trilha mesmo com um GPS.

1 curtida